O maior segredo de um vendedor:
Mais do que uma técnica de vendas

Segundo o norte-americano Clayton M. Hunsicker, o maior segredo de um vendedor é:

Descobrir o que deseja o outro indivíduo, e depois ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de consegui-lo

De onde vem este segredo?

Encontrei este segredo em um livro bastante antigo, após revirar algumas caixas que a muito tempo estavam esquecidas no sótão da casa de minha mãe.

Este livro é  do autor Frank Bettger com o título: Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender, foi escrito em 1949.

O exemplar que tenho aqui em casa é a 8ª edição, impressa em 1973.

Portanto uma verdade documentada a mais de 70 anos.

Ao final do capítulo 5 deste livro o autor, que foi um vendedor bem-sucedido em sua época, escreve:

Resolvi dedicar o resto de minha carreira de vendedor ao seguinte princípio:
Descobrir o que as pessoas desejam, e auxiliá-las a obtê-lo. Aí estava algo mais do que uma técnica de vender. Era toda uma filosofia de vida, conclui Bettger.

Apesar da idade desde livro acredito que o segredo que ele apresenta é atual, na verdade é atemporal.

O maior segredo de um vendedor

Podemos dividir este segredo em duas grandes tarefas:

  • 1ª – Descobrir o que as pessoas desejam
  • 2ª – Ajudar estas pessoas a obterem o que desejam

Como descobrir o que as pessoas desejam?

Vamos focar o assunto em soluções de vendas B2B, ou seja, vendas de empresas para empresas.

O que as pessoas desejam são soluções para problemas e desafios que enfrentam no dia-a-dia de suas atividades profissionais.

Para descobrir a situação atual de uma determinada empresa, em um nível superficial, uma pesquisa nos meios digitais pode fornecer informações relevantes.

Agora, para conhecer a fundo a situação de uma empresa e descobrir o que as pessoas desejam, só tem um caminho: você precisa perguntar.

o maior segredo de um vendedor: fazer perguntas

Você precisa conhecer em detalhes os problemas da empresa e os desafios que o profissional que deseja as soluções possui.

Esta é a função do departamento comercial.

Na época do livro certamente era atribuição exclusiva do vendedor, porém hoje é de toda a equipe, desde pré-vendedores até gestores de sucesso ao cliente.

Quais são as melhores perguntas?

As melhores perguntas são aquelas que levam o indivíduo a entender o que ele precisa e principalmente, desejar a solução.

Uma técnica que estudo e recomendo é a Spin Selling.

Este é outro livro do século passado que ainda continua atual.

A metodologia apresentada é adotada por muitas empresas da economia digital, apesar de em certos momentos ser apresentada com outro nome.

A metodologia SPIN se baseia em perguntas de:

  • Situação
  • Problema
  • Implicação
  • Necessidade de Solução

Para conhecer esta metodologia de vendas você precisa ler o livro:
Alcançando Excelência em Vendas Spin Selling: Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes do autor Neil Rackham.

Esta metodologia possui mais aderência ao que o autor chama de Vendas Grandes, que também podemos entender por vendas complexas.

Foi desenvolvida a partir de resultados do maior projeto de pesquisa já realizado na área de habilidades em vendas.

A equipe de Rackham analisou mais de 35 mil visitas e ligações de vendas, em um período de 12 anos, em 20 países diferentes.

O livro foi lançado em 1988 e se tornou um best seller.

Como ajudar pessoas a encontrarem o que desejam?

O ideal é que com sua ajuda elas entendam o que realmente desejam e fiquem ansiosas em adquirir a respectiva solução.

Seu produto ou serviço precisa atender esta necessidade, ele precisa ser a solução ou parte dela.

É neste ponto que alguns profissionais de vendas acabam cometendo um equívoco, que pode ser por ignorância ou mesmo má fé.

Durante o processo de descoberta dos desejos você pode constatar que seu produto ou serviço não é a solução ideal para o cliente.

Seja sincero e indique, se você tiver conhecimento, a solução ideal para seu cliente.

Você irá abrir mão de um ganho momentâneo, mas vai plantar a mais frutífera das sementes: a semente da árvore da confiança.

E agora?

Este post não possui respostas, sua finalidade é estimular você a fazer perguntas, buscar respostas e experimentar em seus contatos comerciais e oportunidades de vendas.

Você acha que este é o maior segredo de um vendedor?

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Aharon Ruan

Gestor Comercial, Especialista em Inbound Marketing e Inbound Sales

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