Gestão de Contatos: Essencial para o crescimento de sua empresa

É bastante comum que as empresas façam gestão de clientes, normalmente com auxílio de um Software ERP, mas e a gestão dos contatos?

Vamos definir contatos como sua lista de possíveis clientes, normalmente classificados como prospects e leads.

Qualquer estratégia de crescimento de uma empresa contempla o desafio de aquisição de novos clientes.

Se você precisa adquirir novos clientes, a gestão de contatos é tão importante quanto a gestão de clientes.

Como fazer a gestão de contatos?

A gestão de contatos precisa fazer parte da estruturação dos seus processos comerciais.

Com a definição das etapas do seu processo de vendas, você precisa classificar cada um dos seus contatos de acordo com a etapa que ele se encontra na jornada de compra.

Por exemplo, se sua jorna de compra é dividida conforme este arquétipo:

Gestão de contatos: arquetipo trompete da jornada de compras

Você precisa saber, quantos e quais contatos se encontram em cada uma das etapas:

  • Consciência
  • Prospect
  • Lead
  • Oportunidade
  • Defensor da marca

Será necessário que você utilize uma ferramenta para auxiliar na gestão de contatos.

Dependendo do tamanho de sua base de contatos e da complexidade da jornada de compras, você poderá utilizar uma planilha de Excel para executar este gerenciamento.

Porém para que a gestão de contatos seja facilitada e eficiente, o ideal é você utilizar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management).

Principais funcionalidades de um CRM

Um sistema de gestão de contatos necessita de algumas funcionalidades essenciais para que auxilie o crescimento de sua empresa.

A finalidade de uma boa estruturação comercial é converter o maior número de prospects em clientes, portanto algumas funções do CRM são primordiais para um bom índice de conversão.

Antes de apresentar estas funcionalidades, é importante salientar que toda sua equipe comercial deve utilizar o sistema de gestão de contatos.
Portanto encontrar um CRM que não tenha custo baseado em número de usuários pode reduzir seu investimento.

Gestão de contatos e principais funcionalidades de um CRM

Principais funcionalidades:

Pipelines Configuráveis:

O sistema deve permitir que você construa a jornada de compra desenhada em sua estratégia.

O arquétipo de sua jornada de compra não pode se encaixar em uma configuração pré-definida pelo sistema de gestão de contatos.

Importante também que você possa construir quantas pipelines forem necessárias.

Gerenciador de Tarefas:

O CRM deve permitir a gestão de todas as tarefas comerciais, e se integrar ao calendário (agenda) do usuário.

O ideal é que o sistema de CRM seja a única ferramenta que sua equipe de vendas necessite utilizar para efetuar a gestão dos contatos.

Automação do Fluxo da Jornada

O fluxo da jornada de compra é composto das etapas do seu processo de vendas e de diversas tarefas em cada uma das etapas.

O sistema de gestão de contatos deve permitir a automação de parte deste fluxo.

Por exemplo:
Uma ação do lead, como visita a um conteúdo específico do seu site, pode ser um gatilho para que ele avance na jornada de compra e automaticamente seja atribuída uma tarefa ao vendedor responsável.

e-mail Inteligente

Toda sua equipe comercial precisa falar a mesma língua, ou seja, suas comunicações precisam seguir um padrão definido na estratégia.

Para facilitar este alinhamento nas comunicações, o sistema CRM deve possibilitar a inserção de mensagens padrão com informações variáveis que possam ser enviadas rapidamente pela equipe de vendas.

Estas mensagens padrão podem ser:

  • Mensagens de agradecimento;
  • Confirmações de agenda;
  • Mensagem de boas-vindas;
  • Apresentação de características de produtos; etc.

Business Intelligence

O sistema de gestão de contatos deve disponibilizar relatórios que forneçam informações relevantes para tomadas de decisão estratégicas.

Estas informações são importantes para o aumento de sua taxa de conversão.

Exemplo de relatórios:

  • Principais canais de aquisição de leads;
  • Valor de Pipeline;
  • Análise de Conversão;
  • Performance de Vendas; etc.

Necessita de um bom CRM?

Uma busca na internet pode apresentar várias soluções de sistema de gestão de contatos e respectivos comparativos.

Mas se você busca um CRM focado em empresas B2B de pequeno e médio porte, com funcionalidades de automação de marketing integradas e sem custo por usuário, o sistema SalesAutomation pode auxiliar o crescimento de sua empresa.

Podemos auxiliar através de um diagnóstico inicial para estruturação dos seus processos comerciais.

Para obter o diagnóstico gratuito você pode utilizar este link.

Aharon Ruan

Gestor Comercial, Especialista em Inbound Marketing e Inbound Sales

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