Automação de Marketing não funciona nestes cenários 

Provavelmente você já acessou muitos conteúdos que apresentam conceitos sobre automação de marketing e de processos comerciais, que parecem ser a solução ideal para melhorar os resultados da sua empresa

Muitas agências e empresas que fornecem serviços e soluções para marketing e vendas, vendem a ideia de que automação de marketing funciona para qualquer empresa, independente do segmento. 

A experiência e evolução deste conceito, fez com que muitas empresas mudassem o posicionamento, considerando que o sucesso com automação de marketing e vendas dependem de alguns fatores, e passaram a considerar o sucesso do cliente como principal métrica do negócio. 

A definição Automação de Marketing joga contra 

É importante considerar que este nome: Automação de Marketing, acaba jogando contra o conceito.  

Separando as duas palavras: Automação e Marketing, podemos analisar: 

Marketing: O conceito de marketing é muito amplo, e a automação não alcança todas suas variáveis, ou seja, não é aplicada a todos os campos do marketing. 

Em contrapartida, também limita as automações às ações de marketing. Quando falamos de marketing e vendas, podemos utilizar as automações em diversas áreas do negócio, em diversas etapas do ciclo de vida do cliente. 

Automação: Quando falamos em sistemas automatizados, é comum pensarmos em algo totalmente hands-off, ou seja, sem a interferência humana no processo. 

Mas em automação de marketing e vendas, devemos pensar em um balanceamento entre automação e contato humano. Foco no que importa e automatize o restante. 

Em marketing e vendas, focar no que importa é focar na experiência do cliente

Nem tudo que pode ser automatizado, deve ser automatizado. 

Exemplo: Um review negativo não deveria ser respondido por uma automação. 

Quando Automação de Marketing não funciona - necessita de contato humano

Mas quando Automação de Marketing não funciona?

O objetivo deste post é fazer você analisar suas ações de automação de marketing e vendas, ou levar em consideração alguns cenários caso esteja pensando em adotar este conceito. 

Portanto, vou pontuar algumas situações em que a automação de marketing pode não funcionar. 

O objetivo principal é fazer você refletir sobre estes cenários:

  • Automação sem estratégia, não funciona. Primeiro a estratégia, depois as automações.
  • Preciso primeiro de uma excelente ferramenta da automação, para depois iniciar as estratégias e os processos.
  • Se tiver a melhor ferramenta, o sucesso do meu projeto está garantido.
  • Automação de marketing e vendas serão a solução para todos meus problemas relacionados a resultado.
  • Automação de marketing e vendas somente funcionam em cenários de vendas complexas.
  • A estratégia e as automações precisam ser complexas para gerarem resultados.
  • Preciso de uma agência para implantar minhas automações, pois meu pessoal não entende de automação e processo.
  • Não preciso de uma agência para me auxiliar com o processo de implantação dos processos de automação de marketing e vendas.
  • Não preciso me preocupar com site da minha empresa, a automação de marketing pode ser feita a partir de postagens em mídias sociais.
  • Blog é uma ferramenta do passado, a internet não suporta mais produção de conteúdo.
  • Preciso de um e-book para iniciar meus processos de automação de marketing.
  • Preciso reestruturar minha equipe de vendas, para depois iniciar processo de automação de marketing e vendas.
  • Preciso utilizar todas as mídias sociais em minha estratégia de automação de marketing digital.
  • A definição da persona pode ser ampla, não precisamos ser específicos.
  • Quanto mais amplo o público, maiores as chances de sucesso.
  • Quanto maior a quantidade de ofertas, maiores as chances de sucesso.
  • Precisamos nos comunicar, não precisamos focar na personalização da mensagem.
  • Precisamos mensurar o engajamento, e nos livrar rápido dos contatos não engajados. 

Conclusão

Existem inúmeros motivos pelos quais a Automação de Marketing e Vendas podem não funcionar.

Porém, todas as razões dizem respeito a como implantamos ou pensamos a estratégia do conceito, e não o conceito em si. 

E tampouco podemos afirmar que a Automação de Marketing e Vendas não funcionam para determinados modelos de negócio. 

É decisão de sua equipe de marketing e vendas, a adoção ou não das automações como estratégica. 

Porém, se decidirem adotar, é responsabilidade de toda a equipe a definição da estratégia e sua respectiva implementação. 

Os pontos apresentados de quando a automação de marketing não funciona, podem ser discutidos e adotados como ponto de partida na sua reunião de planejamento ou reestruturação.

Aharon Ruan

Gestor Comercial, Especialista em Inbound Marketing e Inbound Sales

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