Automação de Marketing não funciona nestes cenários
Provavelmente você já acessou muitos conteúdos que apresentam conceitos sobre automação de marketing e de processos comerciais, que parecem ser a solução ideal para melhorar os resultados da sua empresa.
Muitas agências e empresas que fornecem serviços e soluções para marketing e vendas, vendem a ideia de que automação de marketing funciona para qualquer empresa, independente do segmento.
A experiência e evolução deste conceito, fez com que muitas empresas mudassem o posicionamento, considerando que o sucesso com automação de marketing e vendas dependem de alguns fatores, e passaram a considerar o sucesso do cliente como principal métrica do negócio.
A definição Automação de Marketing joga contra
É importante considerar que este nome: Automação de Marketing, acaba jogando contra o conceito.
Separando as duas palavras: Automação e Marketing, podemos analisar:
Marketing: O conceito de marketing é muito amplo, e a automação não alcança todas suas variáveis, ou seja, não é aplicada a todos os campos do marketing.
Em contrapartida, também limita as automações às ações de marketing. Quando falamos de marketing e vendas, podemos utilizar as automações em diversas áreas do negócio, em diversas etapas do ciclo de vida do cliente.
Automação: Quando falamos em sistemas automatizados, é comum pensarmos em algo totalmente hands-off, ou seja, sem a interferência humana no processo.
Mas em automação de marketing e vendas, devemos pensar em um balanceamento entre automação e contato humano. Foco no que importa e automatize o restante.
Em marketing e vendas, focar no que importa é focar na experiência do cliente.
Nem tudo que pode ser automatizado, deve ser automatizado.
Exemplo: Um review negativo não deveria ser respondido por uma automação.
Mas quando Automação de Marketing não funciona?
O objetivo deste post é fazer você analisar suas ações de automação de marketing e vendas, ou levar em consideração alguns cenários caso esteja pensando em adotar este conceito.
Portanto, vou pontuar algumas situações em que a automação de marketing pode não funcionar.
O objetivo principal é fazer você refletir sobre estes cenários:
- Automação sem estratégia, não funciona. Primeiro a estratégia, depois as automações.
- Preciso primeiro de uma excelente ferramenta da automação, para depois iniciar as estratégias e os processos.
- Se tiver a melhor ferramenta, o sucesso do meu projeto está garantido.
- Automação de marketing e vendas serão a solução para todos meus problemas relacionados a resultado.
- Automação de marketing e vendas somente funcionam em cenários de vendas complexas.
- A estratégia e as automações precisam ser complexas para gerarem resultados.
- Preciso de uma agência para implantar minhas automações, pois meu pessoal não entende de automação e processo.
- Não preciso de uma agência para me auxiliar com o processo de implantação dos processos de automação de marketing e vendas.
- Não preciso me preocupar com site da minha empresa, a automação de marketing pode ser feita a partir de postagens em mídias sociais.
- Blog é uma ferramenta do passado, a internet não suporta mais produção de conteúdo.
- Preciso de um e-book para iniciar meus processos de automação de marketing.
- Preciso reestruturar minha equipe de vendas, para depois iniciar processo de automação de marketing e vendas.
- Preciso utilizar todas as mídias sociais em minha estratégia de automação de marketing digital.
- A definição da persona pode ser ampla, não precisamos ser específicos.
- Quanto mais amplo o público, maiores as chances de sucesso.
- Quanto maior a quantidade de ofertas, maiores as chances de sucesso.
- Precisamos nos comunicar, não precisamos focar na personalização da mensagem.
- Precisamos mensurar o engajamento, e nos livrar rápido dos contatos não engajados.
Conclusão:
Existem inúmeros motivos pelos quais a Automação de Marketing e Vendas podem não funcionar.
Porém, todas as razões dizem respeito a como implantamos ou pensamos a estratégia do conceito, e não o conceito em si.
E tampouco podemos afirmar que a Automação de Marketing e Vendas não funcionam para determinados modelos de negócio.
É decisão de sua equipe de marketing e vendas, a adoção ou não das automações como estratégica.
Porém, se decidirem adotar, é responsabilidade de toda a equipe a definição da estratégia e sua respectiva implementação.
Os pontos apresentados de quando a automação de marketing não funciona, podem ser discutidos e adotados como ponto de partida na sua reunião de planejamento ou reestruturação.