Pré-vendas na estrutura comercial de uma empresa

Pela definição “Pré-vendas na estrutura comercial de uma empresa”, é fácil deduzir que é um processo que antecede a venda.

Mas vamos um pouco mais fundo nesta definição.

Pré-vendas na estrutura comercial de uma empresa é o elo entre as estratégias de marketing e as tarefas de vendas definidas em uma estruturação comercial.

Vamos deixar um pouco mais claro:

Quando marketing define suas estratégicas como personas, conteúdos a produzir, mídias a utilizar e formas de comunicação, necessita de uma aproximação com o departamento de vendas.

Esta aproximação com o comercial, no início da definição das estratégias de marketing, é para definir quais informações são necessárias para qualificar um lead para vendas.

Após a definição de quais informações obter, elas precisam ser definidas entre básicas e personalizadas.

Informações básicas de leads

Informações como nome, e-mail, telefone, cargo, cidade, estado, ou seja, informações de contato, podem ser obtidas através das landing pages ou pesquisas na internet.

Informações personalizadas de leads

Algumas informações personalizadas, ou seja, que fazem sentido para seu negócio podem também ser obtidas através de pesquisas.

Porém, a maioria das informações personalizadas relevantes apenas poderão ser obtidas em uma conversa.

Chegamos a principal função dos processos de pré-vendas.

Pré-Vendas na estrutura comercial de uma empresa

Muitas podem ser as informações personalizadas que sua empresa necessita conhecer para qualificar um lead.

As informações necessárias precisam ser definidas, impreterivelmente, entre departamento de marketing e departamento de vendas.

Dica de ouro: “A principal informação que você precisa obter do lead não tem nada a ver com sua empresa e sim com a empresa do lead

Seus pré-vendedores precisam ter principalmente habilidades para conseguir descobrir:

1º – Qual o principal problema implícito do lead
2º – Quais as implicações deste problema
3º – Seu produto ou solução é parte integrante da resolução deste problema?

Se seus processos de pré-vendas forem eficientes em detectar o 1º e 2º item, sua empresa precisa ser extremamente honesta na resposta do 3º.

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Aharon Ruan

Gestor Comercial, Especialista em Inbound Marketing e Inbound Sales

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