Tendências Inbound Marketing 2021
A tendência mais notável no Inbound Marketing é a inteligência artificial (IA).
Ativado por algoritmos de aprendizado de máquina, e alimentado por análise de dados, enormes conjuntos de dados de consumidores estão agora mais acessíveis, e mais valiosos do que nunca.
Inteligência Artificial como Análise Preditiva
As soluções de inteligência artificial ( IA) têm a capacidade de prever o comportamento do consumidor usando análises preditivas, que são complexas demais para qualquer ser humano conceber.
Como resultado, mais empresas estão começando a usar IA para automatizar seus processos de marketing, com base em percepções acionáveis obtidas a partir dessas análises.
De que tipo de percepções acionáveis estamos falando?
“… Quais são os traços de personalidade que eles (consumidores) compartilham, o que os motiva, quais conteúdos estão mais propensos a compartilhar com seu círculo de influência, e muito mais.
Usando percepções de personalidade, fomos capazes de construir uma estratégia de segmentação com base nos usuários do Twitter que seriam mais receptivos ao nosso conteúdo, o que por sua vez melhorou os resultados da nossa campanha e maximizou o dinheiro que gastamos nos anúncios nesta mídia. ”
David Rodríguez, Telefonica
Além de recursos aprimorados de segmentação e informações, a IA também está começando a automatizar as interações com os clientes.
Os chatbots são um excelente exemplo. Encontrados em muitas páginas da web para melhorar o atendimento ao cliente.
O Facebook também lançou bots para oferecer suporte à experiência do usuário.
Na imagem abaixo, você pode ver como a 1-800-Flowers utiliza a venda através de chatbots para agilizar as compras online.
Exemplos de Inteligência Artificial como esses não apenas melhoram o serviço, mas também ajudam a acumular mais dados, fornecendo às empresas as informações de que precisam para converter leads em vendas.
Este post é uma adaptação de uma publicação da SharpSpring, com as Top 5 tendências para o Inbound Marketing em 2021.